Pesquisa 2018

Pesquisa de Opinião - BRACIER

Pesquisa de atividades 2018.

Estudos recentes realizados pela CIER mostram que a América Latina se caracteriza por dispor de uma matriz energética bastante limpa quando comparada com o resto do mundo. E essa matriz, já fortemente estruturada nas fontes renováveis, aponta para uma tendência ainda maior de crescimento no uso daquelas de natureza intermitente, como a eólica e solar. E a necessidade de se atender as crescentes demandas energéticas da região através do melhor aproveitamento dos recursos renováveis, assimetricamente distribuídos e de natureza intermitente, tem contribuído para a viabilização de uma maior integração entre os países.
No caso do Brasil, essa tendência tem se mostrado bastante forte, haja vista o desenvolvimento de estudos de viabilidade de usinas hidroelétricas binacionais com Argentina e Bolívia, bem como o Projeto do Arco Norte, que envolve Brasil, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Destaque ainda para o crescimento nos intercâmbios de eletricidade com Argentina e Uruguai, fato que tem levado a diversas comercializadoras brasileiras buscar junto ao MME a habilitação para importação de energia elétrica. Ou seja, cada vez mais a integração energética tem sido encarada pelas empresas e entidades do setor como um negócio rentável, que merece ser mais bem entendido.
A CIER está passando por um processo de mudança, com um novo Diretor Executivo brasileiro, em que a orientação principal é a de ser uma organização que atenda perfeitamente às necessidades de todos associados, inclusive os afiliados ao BRACIER. Ao mesmo tempo, o BRACIER também está enfrentando um profundo processo de mudança interna.
Com o objetivo de otimizar a nossa gestão e melhor adaptá-la às necessidades da sua empresa, enviamos esta pesquisa que nos ajudará a detectar oportunidades de melhorias e as debilidades a serem corrigidas.
Por outro lado, uma lista de produtos e serviços – principalmente dos Grupos de Trabalho e Projetos que estão disponíveis para os associados – se encontra disponível, a qual se sugere seja verificada antes de responder a pesquisa. Alguns destes produtos são gratuitos, enquanto outros são acessíveis, mas com custo.
Todos os produtos e serviços são concebidos pelos coordenadores de plataforma a partir de interação com delegados, que são indicados pelos associados e nomeados por cada um dos Comitês Nacionais da CIER, e também por técnicos designados para tomar parte dos Grupos de Trabalho em cada um dos temas estudados.
Desde já informamos estar disponíveis para receber sugestões e mudanças que sua empresa queira propor e que porventura não estejam contempladas nesta pesquisa. Além disso, gostaríamos de incentivar sua empresa a propor produtos específicos que não estão relacionados na lista disponibilizada para que CIER e BRACIER possam desenvolvê-los.
Agradecemos antecipadamente pela sua disposição e apoio.

 

Link de acesso aos arquivos

Link de acesso ao formulário

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores