Sistema pré-pago de energia começa a funcionar no Amazonas

prepago.jpgComunidades isoladas serão abastecidos por série de mini usinas solares fotovoltaicas

O Amazonas é o primeiro Estado brasileiro a conseguir autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para usar o sistema de pré-pagamento da energia elétrica. De acordo com a Eletrobras Amazonas, os medidores já estão sendo instalados, com previsão para entrar em funcionamento até o final de julho.

Os municípios amazonenses beneficiados são Autazes, Barcelos, Beruri, Eirunepé, Maués e Novo Airão. Essas comunidades isoladas receberão energia de 12 usinas fotovoltaicas instaladas pela Eletrobras Amazonas -  quatro já foram inauguradas nesta sexta-feira (8/7), em cerimônia simbólica no município de Novo Airão (AM), há 115Km de Manaus.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o sistema de pré-pagamento funciona com o consumidor comprando um número, impresso num tíquete, na mercearia ou mercado, que dá direito a 30KW/h por R$5,70. Ele então digita o número no medidor de consumo residencial e passa a consumir aquela quantidade contratada.

“Quando faltar um determinado número de kW/h, que ainda será definido, para o fim da conta, o sistema alerta com sinais sonoros e uma luz piscando no medidor, possibilitando ao consumidor adquirir mais créditos sem precisar interromper o fornecimento de energia”, explica Geraldo Vasconcelos Arruda Neto, um dos engenheiros da Eletrobras Amazonas Energia que elaboraram o projeto.

Ainda segundo a Eletrobras, outras oito usinas estão previstas para entrar em funcionamento nesta semana. Foram investidos R$6,6 milhões para beneficiar 222 famílias, de 12 comunidades em seis municípios. O investimento faz parte do Programa Luz para Todos, do governo federal, que busca universalizar o acesso à energia elétrica no País. (Jornal da Energia, 11/07)
 

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores